quinta-feira, 24 de março de 2011

Viver a vida (Vivre sa vie, 1962): Uma "rapidinha" acerca da obra cinematográfica de Godard.

"Vivre sa Vie", é uma gíria francesa para mencionar as práticas de prostituição, e o filme que utiliza este termo é, sem dúvida, um dos melhores trabalhos do Godard. Conta a história de Nana, uma jovem que mergulha no mundo da prostituição o qual a leva a constantes indagações a respeito de sua existência, da felicidade e descobertas acerca de sua participação neste mundo.

Godard conserva alguns elementos próprios de suas obras, como a exploração dos personagens (medos, anseios, dúvidas...), bem como a riqueza dos diálogos, os quais produzem indagações aos personagens e ao próprio espectador.

Mérito especial à atriz Anna Karina, que interpreta a Nana, e carrega o universo do filme nas costas, tornando uma das personagens que mais marcaram o movimento Nouvelle Vague. Seu olhar e expressão facial encarnam as emoções de sua personagem, conduzindo o espectador ao conhecer o estado de espírito que a jovem permanece.

Enfim, Godard cria em Viver a vida a oportunidade de reflexão acerca da própria existência, misturada com a sensualidade das profissionais de uma Paris da década de 60.Em outras palavras, encantador.
Nota: 10,0.

Ficha:

Viver a vida.
Título original: Vivre sa vie.
País/ Ano: Paris,1962.
Direção: Jean Luc Godard.
Elenco:

Anna Karina: Nana
Sady Rebbot: Raoul
André S. Labarthe: Paul
Gyulaine Schlumberger: Yvette
Gérard Hoffman: O chefe
Monique Messine: Elisabeth
Paul Pavel: o jornalista
Brice Parain: o filosofo

Tempo de duração: 85 minutos.

Nenhum comentário: