quinta-feira, 24 de maio de 2007

Anjos empurrados

Saindo do cursinho, costumamos comentar determinados assuntos abordados pelos professores na sala de aula. Nesse dia, foi acerca da redução da maioridade penal, devido à morte de João Hélio, já esquecido por muitos, porque a mídia está interessada em alienar a massa com dores novas.
O que gerou polêmica em nossos comentários foi o fato de dizer que não sou a favor deste processo de redução. Não sou mesmo.
A dor é justificável. Não sou indiferente ao fato; porém João Hélio foi o abrir de vários olhos diante da realidade brasileira, dividida em dois grupos: os que defendem a formação de mais criminosos nas cadeias e os que, chamados de utópicos, crêem na mudança.
Infelizmente João Hélio não é o único a ser dilacerado neste mundo. Muitas crianças perdem sua dignidade todos os dias: Não são "demônios", anjos caídos como a mídia burguesa rotulam: são anjos empurrados pelo sistema que busca o extermínio da massa que a cada dia sofre e não vê alternativas a não ser reduzir-se ao erro.
Quero deixar claro que isso não são palavras de um cara que vive iludido com uma utopia; tenho os meus erros, pois sou atingido pelo preconceito. Um exemplo prático foi um certo dia em que me deparei com dois "pivetes" cheirando cola vindo em minha direção. Imediatamente tomei o outro lado da rua. Sei, parece hipocrisia, mas o desejo de escrever este texto é para que o Alexandre que vive em mim entre em sincronia com o que desejo.
Vimos João Hélio, mas e os outros? Onde estão estes que sofrem? Onde estão as crianças que são estupradas pelos próprios pais, vendidas à prostituição? Não vamos encontrá-las nas televisões; estes estão ocupadas com a propagação do bem-estar individual, como que um ópio. Encontraremos estes anjos na sua realidade, escondidos, isolados por muros ideológicos, políticos, religiosos.
Bom, após este texto eu descobri que todos nós naquela noite estávamos enchendo lingüiça, conversando idéias já ultrapassadas, e eu discordando com o fato: A redução da maioridade penal já aconteceu. Os anjos caíram. Perderam sua inocência.

Nenhum comentário: